sábado, 5 de setembro de 2009

Dor, crise e Deus

Na oração do Pai-nosso há uma frase que diz “livrai-nos do mal”.
Uma grande questão é levantada quando as pessoas pedem para que Deus as ajude a superar uma dificuldade: do que afinal elas querem ficar livres? E se souberem, é importante que fiquem livres?

Muitas vezes aquilo que você atribui como ruim, penoso e sofrido guarda uma revelação transcendental para sua vida.
Nossa visão da realidade é sempre muito curta comparado com a complexidade de uma vida inteira.
Aquilo que chamamos de sofrimento é um embate entre aquilo que desejamos e estamos apegados e uma força externa que nos tira o objeto de desejo.
O sofrimento revela as nossas sombras. É aquilo que nosso ego se apegou que cria uma sombra.
Por exemplo, você está extremamente apegado na mulher de sua vida e de um momento para o outro ela anuncia que vai lhe deixar. Seu coração religioso imediatamente irá clamar para que Deus mude a idéia da amada.
Essa situação vai evidenciar tudo aquilo que foi deixado de lado durante essa paixão enlouquecida: sua vida, sua profissão, seus planos pessoais e sua vida no sentido mais amplo. O seu desejo pessoal é que ela volte, mas o movimento da vida se mostra mais amplo diante de seus desejos quando a pessoa amada se vai.
Um acontecimento que agride sua personalidade pode ampliar a visão de sua alma se você se permitir olhar além.
O teólogo junguiano Kunkel resume isso numa frase brilhante“na batalha decisiva, Deus está sempre do lado da sombra, não do lado do ego.”
Isso quer dizer que o movimento mais amplo da vida está à favor da evolução e da descoberta do desconhecido.
O ego se fecha, a sombra amplia!

4 comentários:

  1. Gostaria de fazer uma sugestão, um texto sobre FUTEBOL e SOMBRA, o que faz alguém ser fanático por futebol, ou a rivalidade entre torcidas. Escrevo esta sugestão, minutos antes do jogo entre ARGENTINA x BRASIL e comecei a imaginar a vitoria brasileira, e senti uma vontade de ver os argentinos humilhados,..., pois bem... daí pensei... isso daria um belo texto... de onde vem essa vontade de ver um time perder, ser humilhado...não conheço nenhum argentino e essa rivalidade foi criada pela mídia.

    o jogo vai começar... tomara que o Brasil ganhe.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Como permitir a sombra manifestar-se, enquanto o ego encobre todos os sentidos?

    ResponderExcluir
  3. Bia
    É preciso travar um diálogo interior aberto e progressivo em que esse ego oculto (sombra) possa se deixar revelar para o ego consciente.
    Essa é uma forma lenta de ampliar os sentidos do ego!
    Beijos

    ResponderExcluir