sábado, 29 de agosto de 2009

Dia do Psicólogo

Ontem, dia 27 de agosto, comemorou-se o dia do psicólogo.
E eu não seria digno do meu ofício com a sombra se não falar sobre a sombra do psicólogo.
Mas a minha maior sombra como psicólogo é a frase “Nossa, me falaram que você era tão bom, mas ninguém me avisou que você era tão novo! Eu imaginava o Frederico como um senhor velho, com barba e óculos...” Eu respondo: “Não, esse é o Freud, eu sou o Fred”.
Mas as maiores sombras do psicólogo são a onipotência e a loucura.
A tentação de imaginar que você sabe mais sobre o paciente do que ele mesmo é uma grande ilusão. Além disso, imaginar que você pode resolver todos os problemas da pessoa, encontrar todas as respostas e acabar com todo o sofrimento é a candidatura de maior mentiroso do mundo.
Você pode ajudar, amparar, dar suporte e clarear caminhos. Mas resolver não é possível, até porque não existe vida errada para ser resolvida. Toda vida é a melhor possível que a pessoa pode suportar.
A loucura é a outra sombra que sempre ronda os passos do psicólogo. Há pessoas que desafiam a sanidade de qualquer pessoa. Você sente um frio gelado na espinha quando está de frente para a loucura. Sente a sua própria loucura ser tocada no encontro com o outro. O abismo olha para você enquanto você olha para ele.
É somente quando o psicólogo reconhece seus limites e encara sua loucura que se torna capaz de realmente ajudar uma pessoa em sofrimento psíquico.
Salve a loucura!
Parabéns psicólogos do mundo todo e a gratidão por todos os mestres da cura emocional através d a história!

4 comentários:

  1. Sem loucura, o mundo não teria a menor graça.

    ResponderExcluir
  2. Fred e não Freud,

    Adorei... e como dizia Raul Seixas "A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal."

    ResponderExcluir
  3. vc é louco mesmo poris amei o seu blog. Lu

    ResponderExcluir