quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Por que fazer terapia?

Estou iniciando uma série de artigos sobre a terapia psicológica e seus benefícios nos relacionamentos amorosos, trabalho e família. Mas, antes de tratar desses assuntos, vamos primeiro entender o que é uma terapia e qual a sua importância.
A primeira pergunta que faço para alguém quando vem procurar terapia é: “O que fez você buscar ajuda?”
Às vezes a pessoa responde: “Não sei bem direito como funciona uma terapia, só sei que não consigo mais continuar enfrentando meus problemas sozinho“.
Sem dúvida nenhuma, a terapia individual ou de grupo oferece múltiplos benefícios que cada pessoa pode relatar com o tempo a partir de sua própria experiência.
Como profissional da psicologia, percebo no primeiro momento o alívio da pessoa em poder compartilhar sua história de conquistas e de dor.
A pessoa encontrará um clima de confiança onde possa expor momentos difíceis que passou com uma pessoa estranha ao seu convívio e que, no entanto, irá participar humanamente de novas conclusões sobre a vida.
Desses momentos iniciais seguem outros onde perceberá lentamente outras facetas de sua vida. Perceberá que sua visão da infância terá outro peso na medida que olhar como adulta para si mesma. Os traumas são redimensionados numa sensação mista de dor e surpresa, pois a partir de novas percepções consegue um novo colorido para acontecimentos obscuros do passado.
Olhar para si mesmo de forma contínua sob o olhar do terapeuta e/ou de um grupo de pessoas igualmente bem intencionadas proporciona uma segurança natural de suas próprias capacidades. A autoestima decorrente do autoaceitação de suas próprias fragilidades e vulnerabilidades permite uma nova forma de se relacionar com os outros.
Todo esse processo tem o custo de uma vontade persistente de chegar à raiz dos problemas. A coragem de encarar a si mesmo e os fantasmas do passado produz uma pessoa nova, cheia de disposição, alegria e perspicácia frente os desafios futuros.
Esses são algumas dos muitos benefícios que uma terapia pode proporcionar. Agora cabe a você decidir como será sua jornada terapêutica!
No próximo artigo vamos discutir como a terapia pode beneficiar os relacionamentos amorosos. Não perca!


Texto publicado originalmente no blog do Instituto Evoluir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário