sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Brigas de casal e discovery channel

A natureza animal apresenta exemplos interessantes de relacionamento.
O mutualismo é quando duas espécies animais diferentes se unem para manter a vida e não conseguem sobreviver sem a outra.
Na protocooperação são duas espécies diferentes em que há benefício para ambas e podem sobreviver independentes. Ex. pássaro palito e crocodilos
O inquilinismo é quando uma espécie usa a outra como hospedeira, mas sem prejuízo para o hospedeiro.
O comensalismo é a associação entre indivíduos de diferentes espécies na qual um aproveita os restos alimentares do outro como a rêmora e o tubarão.
Já o parasitismo é quando o hospedeiro é espoliado pelo inquilino.
No amensalismo o inquilino é capaz de produzir substâncias que inibem o desenvolvimento do outro e até a morte.
Curioso, acho que na espécie humana esse último tipo de relação é muito comum.
Os relacionamentos amorosos começam com a promessa de uma protocooperação (nos ajudaremos como pessoas adultas). No meio do caminho vira um mutualismo desesperado (não vivo sem você). Com o tempo torna-se um inquilinismo (você tem que me sustentar ou fazer tudo por mim) que vira um parasitismo (você me consome) até chegar ao grau máximo de amensalismo (sua presença me faz mal).
O curioso é quando uma das pessoas já não tem nenhum benefício e ainda assim permanece na relação doentia.
Explico o porquê, é a sombra.
Enquanto eu convivo com uma pessoa horrível, desqualificada, incapaz e degenerada ou não preciso olhar para o meu lado horrível, desqualificado, incapaz e degenerado. O contraste é tão gritante que meus defeitos soam suaves e perfumados.
Mas caso eu deixe aquela pessoa doente a minha doença se revela. O homem pacato se torna agressivo longe da mulher intempestiva. A mulher santa enlouquece longe do marido alcoolista.
São partes doentes uma com a outra que se retroalimentam da insanidade mútua.
Cada uma projeta na outra suas características doentias ocultas na sombra.
Ficam anos e anos confortavelmente despejando seu lixo psicológico sobre uma outra pessoa. Nesse ciclo de amensalismo vivem anos até que uma das partes vem à falência e morre, literalmente ou emocionalmente.
O reconhecimento dessa dinâmica na relação é uma das coisas mais difíceis de se reconhecer, mas qualquer solução passa por essa dolorosa consciência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário