terça-feira, 6 de outubro de 2009

Verdade ou mentira?

Quando você está convivendo com alguém o que você prefere: ouvir a verdade ou a mentira?
A maioria vai responder: A VERDADE!
Eu tenho minhas dúvidas.
Eu percebi ao longo do tempo nos atendimentos de terapia que fiz que a maior parte dos problemas que temos são recusas a enfrentar a verdade.

"Onde você esteve?" - pergunta a namorada para o namorado.
"Estava na casa da minha mãe, ela estava doente, fui visitá-la!" - responde ele.
"Você está me falando a verdade?" - insiste ela.
"Claro, meu amor, eu nunca mentiria para você" - replica maliciosamente.
Ela não insiste na conversa, fica emburrada e depois esquece o assunto.
Será que ela queria ouvir a verdade: "Saí com meus amigos, falamos um monte de m#*, flertei algumas meninas só para sentir que ainda sou um caçador, nada a mais. Bebi além da conta, vomitei na porta da balada, mas me levaram de taxi. Dormi, fiquei numa boa e está tudo bem entre nós, continuo te amando. Mas estar com meus amigos é um prazer incomparável. Do mesmo jeito que estar com você é muito bom!"

Honestamente não sei se ela gostaria de ouvir tudo aquilo. É a mais pura verdade, mas ela não gostaria de ouvir. Vamos a outro exemplo.

"Mãe, você ama mais eu ou minha irmã?" - pergunta o filho adolescente.
"Amo os dois da mesma forma, que pergunta mais boba!" - responde com um sorriso amarelo.
Será que o filho gostaria de ouvir a verdade?: na verdade eu tenho muito mais afinidade com sua irmã. Pois você me lembra o dia que descobri que estava grávida e seu pai me tratou como se eu fosse um lixo e disse que ia me deixar. Tive que engolir tudo sozinha. Sua avó quase me expulsa de casa e disse que eu sou uma vagabunda. Depois tive complicações no parto, quase morri, me arrependi profundamente de que você nasceu. Você foi um bebê difícil e irritado, eu queria te esganar. Depois você tirou minha paz e agora é um adolescente revoltado que me culpa por tudo. Te aguentei esses anos todos e você é um ingrato. Com certeza gosto mais da sua irmã do que de você!"

Verdade difícil de falar e de ouvir...
A maior parte da verdade que dizemos que queremos ouvir ainda não estamos preparados para encarar. As verdades contem uma dose de dureza e dor que mal suportaríamos.
Por essa razão preferimos as mentiras agradáveis do que verdades dolorosas. Vamos nos contentando com meia-verdades sobre os outros e sobre nós mesmos para suportar uma vida, em sua maioria, árida e cheia de desafios.
Os que acreditam que suportam a verdade, costumam estar muito endurecidos, combativos e pessimistas. Pois no fundo todos querem conviver com uma dose de encantamento na vida.
Os moralistas ficarão chocados com isso, mas preferimos as mentiras agradáveis do que a verdades dolorosas.
Precisamos manter o encanto da caminhada enquanto ela não chega no final.
Viva bem com algumas verdades parciais até desenvolver a maturidade de ouvir a verdade por inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário