quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Hippies X Capitalistas

_____________________________
Um é o espelho invertido do outro
e ambos têm algo em comum
_____________________________
No livro de auto ajuda e psicologia "Por que fazemos o mal?" comento sobre "Vender a alma ao diabo", esse texto trata disso.
Eu acho curioso algumas coisas (acho muitas coisas curiosas). Algumas pessoas são tão preocupadas com o mundo material e outras tão preocupadas com o mundo espiritual. E na maior parte das vezes uma acaba virando um pouco da outra.
Quantas pessoas você conhece que um dia já foram hippies e hoje são workaholics. E pessoas que grande notoriedade e proeminência financeira que deixaram tudo e foram se dedicar à buscas espirituais?
Chego à conclusão, que no final das contas um é o espelho invertido do outro e ambos têm algo em comum: fogem da vida comum.
O chamado capitalista extremo foge da vida comum buscando um mundo material onde ele não seja privado de nada e não passe nenhum desconforto ou frustração.
O chamado espiritualista extremo foge da vida comum transcendendo o mundo material em busca de um mundo espiritual cheio de paz e com uma plenitude imune a qualquer desejo perturbador ou fracasso pessoal.
A cura para ambos seria mergulhar um pouco na vida como ela é.
Uma dose de céu para o capitalista e uma dose de terra para o espiritualista.
Todo extremo contém em gérmen o seu pólo oposto e mais dia menos dia um irá se converter no outro. Essa conversão radical é sinal de cura?
Nem sempre, pois qualquer extremo radical esconde uma sombra oposta muito densa...
No momento que o capitalista ouvir sua sombra desapegada talvez consiga ter uma vida menos estressada e mais equilibrada. E na hora que o hippie new age ouvir sua sombra materialista é possível que sua vida prática, social e financeira se ajuste melhor na realidade que vivemos.
Os familiares certamente irão agradecer essa dica. “Nem tanto ao céu e nem tanto a terra”, já dizia o ditado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário