quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mãe, cuidado e inveja

___________________________
Muitas mães escondem atrás
dos cuidados a inveja
que têm dos filhos
___________________________
Vou tratar de um assunto polêmico. (para variar)
Um paciente de seus 20 e poucos anos se queixou do excesso de cuidados de sua mãe zelosa.
"Cuidado com a chuva", "não vá correr no trânsito", "Não seja tão afoito", "não faça nada que depois vá se arrepender".
À primeira vista parece um cuidado carinhoso com o bem estar do filho, mas se olharmos com mais cuidado notaremos uma dose de pessimismo nessas frases de cuidado.
O medo subliminar provoca mais paralisia do que amor. Por trás das frase de cuidado lemos na legenda "vai chover e você vai ficar doente", "você vai sofrer um acidente porque é descuidado e incompentente, eu não confio em você no volante", "você só se mete em bobagens e eu não confio na sua capacidade de decisão e escolha!", "você não pode se arriscar na vida, eu não me arrisco e portanto você também não pode se arriscar, pois vai dar tudo errado".
É estranho dizer, mas como as pessoas deixam de tomar atitudes realmente ousadas na vida elas começam a dar "bons conselhos" para os outros incentivando com amor.
Mas honestamente mãe do meu Brasil, que forma de amar mais "desgracenta".
Amor é cuidado e lucidez e não medo. Muitas mães escondem atrás dos cuidados a inveja que têm dos filhos por eles estarem jovens e fazendo coisas que os pais jão não tem coragem de fazer.
Assuma para si mesmo "eu não tenho coragem de me arriscar mais na vida, mas não posso tirar o direito do meu filho se arriscar, preciso conter minhas recomendações".
Lembre-se que você não tem uma bola de cristal e nem todo o risco resulta em desgraça.
Como seria então uma boa recomendação de mãe.
Seria algo do tipo "o tempo está estranho hoje, será que vai chover?", "eu fico mais segura quando vejo você se cuidando", "eu admiro seu jeito de ser independente e tentar novas possibilidades", "è importante tentar coisas novas, a gente sempre tira um apredizado de tudo!"
O amor com consciência e cuidado!
Mas tenho certeza que se você olhar para o seu autocuidado e viver plenamente com certeza você irá ficar feliz com as ousadias de seus filhos.

2 comentários:

  1. Muito interessante!
    Eu como pai, tenho preocupações, quanto à vida de meus filhos, e algumas vezes, sou tentado a interferir, mas esforço-me por respeitar as suas opções e escolhas…, mesmo que me custe, tentando entender, e tomar consciência de que não têm de ser como eu, ou o que nunca consegui ser, etc… e também, por que a não “felicidade” deles, poder-me-á acentuar a culpa, de nem sempre ter sido tão presente, e/ou coerente, como deveria, nas suas vidas, que não suportaria carregar.
    O amor também se aprende.
    Mas muito honestamente, acredito que o seu amor é bem mais maduro, de que o meu. E isso tranquiliza-me.

    Abraços,

    jj

    ResponderExcluir
  2. Meu caro JJ
    O amor é um sentimento maravilhoso, no entanto, como qualquer sentimetno humano ele vem temperado com nossa personalidade e nossas sombras.
    E a sombra do amor é o poder.
    Quanto mais amor, maior a tentação de dominação e controle do objeto amado.
    Certamente meu amor não pe melhor ou pior, mas procuro ter mais consciência de quais são minhas reais intenções por trás do amor.
    Pois quando digo que amor eu tenho uma aceitação social e moral de que posso tudo. E nem sempre o amor está recheado de desejo por plenitude, mas sim repleto de um interesse pessoal de controle.
    Tenho certeza que agora você tem mais consciência do recheio de seu amor!
    obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir