quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O trânsito e a sombra

_______________________
Os demônios interiores
afloram ao ronco do motor
_______________________

No livro de auto ajuda e psicologia "Por que fazemos o mal?" comento sobre a repressão dos sentimentos. Esse texto trata disso!
O trânsito de São Paulo é caótico. No entanto, acho que a coisa mais caótica do trânsito é o motorista paulistano.
O sujeito está dentro de um carro (e sempre acha que o seu é o melhor e mais possante) e se sente blindado e imunizado de qualquer reprimenda moral.
Buzina como uma criança desaforada. Acelera sobre os carros menores como se fosse um cachorro violento. Grita palavrões como se estivesse no quintal de casa (nem lá seria tão grosseiro).
Por que razão?
Pelo simples motivo do anonimato escondido na lataria possante.
A sombra come solta nas ruas paulistanas. Tudo que aquele homem recatado seria incapaz de fazer à pé ele realiza atrás do volante. As mulheres que quando caminham são tão doces viram verdadeiras guerreiras amazonas sobre quatro rodas.
Os demônios interiores afloram ao ronco do motor.
O motorista paulistano sofre do que chamei a “Síndrome de Ambulância”. Ele acredita que tem o mesmo privilégio que uma ambulância que carrega um moribundo. Mas a pessoa prestes a morrer é o motorista ao lado.
O sujeito acelera em cima dos outros carros como se fosse o dono da avenida. Ele se sente no direito de aterrorizar porque está com pressa. Simples motivo. Mas ele se esquece que todos estão com pressa.
Na sua fantasia ele gostaria que todos os carros abrissem passagem para a vossa realeza passar com a carruagem majestosa.
Felizmente, o trânsito de São Paulo é justo com todos. Todos chegam atrasado!

3 comentários:

  1. Fred é assim mesmo, vivo sonhando que todos os carros "desapareçam" para que eu possa passar. Ao ler o texto morri de vergonha :(

    ResponderExcluir
  2. Olá, Frederico!

    É verdade!
    Comporto-me muitas vezes, pouco tolerante com os erros dos outros na estrada, desvalorizando os meus. Penso já ser crescido, mas ainda persiste muita infantilidade e falta de respeito, também pelos outros.
    Amanhã, olharei o "trânsito" de outra maneira.

    Abraço,

    jj

    ResponderExcluir
  3. Para lidar com a Sombra é fundamental ter uma atitude moral frente ela para não ficar puramente identificado e preso nela.
    Vocês já possuem essa atitude moral!
    É só seguir os próximos passos!

    ResponderExcluir