quarta-feira, 4 de maio de 2011

O efeito PC Siqueira

Lembra daquele cara quietinho, que sentava no canto da sala, era zoado por todo mundo usava óculos e quase gaguejava ao falar?

Era eu. E uma imensa geração de jovens que foram completamente humilhados pelo simples fato de terem miopia hereditária de seus pais.

Curiosamente um cara vem mudando esse cenário há cerca de um ano no universo virtual. Seu nome? PC Siqueira.



Depois de Bill Gattes e Mark Zuckerberg mostrarem que não têm nada de bobos por serem nerds, eis que surge PC Siqueira. Ele se define no microblog Twitter como: “Fiz uns vídeos e me fodi. E tenho um programa na TV”.

Venho acompanhando esse jovem desbravador de velhas-novas idéias sobre o mundo contemporâneo há algum tempo. E confesso, virei tiete dele.

Primeiro motivo, identificação imediata, só não fui vesgo, de resto tão desengonçado quanto (e inteligente também rsrs).

Segundo, suas idéias colocadas de forma cítrica e bem humoradas no seu vlog MASPOXAVIDA são de uma inteligência refinada por anos de ostracismo (e outros componentes da vida pessoal que desconheço/ sem análises psicológicas baratas).

Terceiro, adoro pessoas ousadas, PC Siqueira é uma delas, apesar de parecer um contrassenso.

Por que se interessar em ver um cara vesgo, estranho e desajeitado (não acho nem estranho e nem desajeitado) falar sobre assuntos comuns (que em tese seriam banais) e até um pouco nerds (como dinossauros e videogames)?

Eu vejo porque PC Siqueira tem uma lógica coerente em tudo o que ele fala: talvez sem perceber (acho que ele sabe disso) denuncia, de forma ácida e leve, nossa hipocrisia.

Vi o PC Siqueira no último evento Youpix 2011, confesso que fiquei emocionado ao ver minha webcelebridade preferida parada ali tranquilamente. Hesitei em me aproximar, pois sei como ele é anti-PCSiqueiramaniacos, mas após ser incentivado por amigos tiramos uma foto juntos. Tenho certeza que ele pensou: “porque estão tirando uma foto minha, não salvei nenhuma vida e nem fiz nada demais!?”.

Até em relação a si mesmo ele segue sua coerência. Me parece que ele tem um sentimento ambíguo frente sua fama virtual, de um lado gosta do destaque que recebe (mesmo soltando alguns comentários azedos em seu twitter @pecesiqueira esbravejando contra seguidores que sempre levam à sério tudo o que ele coloca lá).

Por outro lado se espanta em como as pessoas estão perdidas a tal ponto que ficam obcecadas com um cara que grava vídeos no Youtube. É curioso ver como ele critica as pessoas que concordam ou discordam demais com suas opiniões quando ele se expõe como ateu.

PC Siqueira se posiciona contra tudo aquilo que entorpece o raciocínio livre e o bom senso, como fanatismo religioso, preconceitos em geral e lógicas falsas. Portanto, pessoas que mudam de opinião à seu favor pelo simples fato dele ser o PC Siqueira o enoja igualmente(pelo menos é assim que eu percebo).

Vi lá no Youpix um rapaz muito humano e disponível para o contato pessoal. As vezes um pouco assustado quando recebia investidas muitos intensas de pessoas espalhafatosas. Mas em geral, seus olhos transmitiam uma certa bondade pacífica.

PC Siqueira dispara opiniões que poderiam soar até egoístas e prepotentes, mas logo retoma seu bom senso e critica a si mesmo. Ele é um cara amigo, ama a família (é muito carinhoso com seu irmão, primos e o pai) e que não deseja o mal das pessoas em geral.

Acho que isso se deve a um único motivo, ele não gosta de generalizações burras. As vezes pode esbravejar contra um vizinho barulhento, mas pessoalmente diante desse vizinho (eu aposto) ele jamais seria capaz de ser hostil (mesmo podendo usar seu Krav magá).

Percebi que muitas pessoas presentes no Youpix adotavam um estilo de se vestir e comportar meio PC Siqueira, pareciam um bando de cosplays do PC. Isso denuncia a profunda necessidade de vários nerds espalhados pelo Brasil de se sentirem inseridos entre as pessoas populares.

Nerds ou mauricinhos todos querem ser amados. O fenômeno PC e Lola (sua buldogue simpática) ofereceu um espaço para os nerds no imaginário social.

PC Siqueira intencionalmente ou não elevou a categoria dos nerds à um patamar de maior aceitabilidade social e prestígio. Sua voz foi ouvida e seu carisma pôde ser emprestado (muitos vlogs foram criados inspirados em PC) a tantos outros.

Na década de 90 quando eu era um nerd hostilizado por meninos e meninas certamente eu teria sido mais feliz se um PC Siqueira tivesse dando voz às minhas inquietações filosófico-existenciais. Se eu próprio tivesse à época um pouco da coragem do PC, já teria sido o suficiente.

Ele é um deus? De forma nenhuma, só um cara que fez uns vídeos e ajudou, sem perceber, muita gente a se aceitar como é.

PC Siqueira, minha homenagem, e muito obrigado!

Sim, esse sou eu jogando Warcraft 1, com 17 anos!

6 comentários:

  1. adorei a fotinho!!!!ehehe...eu tb era bem estilo nerd de oculos e magrela...pc siqueira rocks, acho otimo q meu filho curta ele!!!

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário foi de extremo bom gosto. Eu gosto muito da opinião forte do PC tbm ^^

    ResponderExcluir
  3. conheço o pc (até demais) e posso dizer que suas observações sobre ele foram muito precisas.
    aliás, é impressionante como você percebeu isso tudo só através da sua observação...
    parabéns, abraços.

    ResponderExcluir
  4. tu é o Lord Eternal? poarr

    ResponderExcluir
  5. lord eternal poderia ter pego uma namo nessa epoca

    ResponderExcluir