sexta-feira, 16 de abril de 2010

Conseguir e Querer

___________________

Mais inteiros, plenos e cheios de vida

_____________________________

Acho estranho nossa mania (humana) de usar termos como "eu não consigo" ou "eu não posso".
Quando alguém me fala isso na terapia eu sempre questiono: mas quem não deixa você fazer isso aí dentro de você?
Quando a pessoa diz "eu não consigo" ela não está assumindo plenamente o que está ocorrendo. Peço para que ela assuma dizendo "eu não quero".
Brinco que ela não conseguiria caso houvesse um alienígena habitando seu interior e tramando contra ela. Na verdade há, a sombra, que é a dimensão não consciente da personalidade e que se não for bem acolhida e compreendida pode causar problemas práticos.
Nós brasileiros temos uma dificuldade tremenda em dizer NÃO às pessoas. Queremos, com nosso excesso de gentileza, atender a tudo e a todos e não gostamos de passar por chatos, grosseiros e coisas do gênero.
Mas porque dizer que não consegue quando na verdade não quer?
Não conseguir é uma maneira passiva de lidar com as decisões, soa como se não fosse você que está agindo naquela situação. Eu não consigo quer dizer "eu não quero, talvez não tente e mesmo se tentar nem sei se quero conseguir". Seria mais honesto dizer "veja bem, nesse momento não quero me comprometer com essa situação".
Mas o que isso muda na prática?
Muda o fato de que nos tornamos mais inteiros, plenos e cheios de vida. Assumimos a autoria de nossa vida e isso promove uma verdadeira sensação de autoconhecimento, autoestima e motivação pessoal.
Então assuma as rédeas da vida em suas mãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário