quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tortura emocional e autoajuda

_____________________________
O maior torturado de um
torturador é a própria consciência
_____________________________


No artigo do “Desafio do mal” eu pedi que as pessoas confessassem qual o maior mal que já fizeram na vida. Agora vou escrever sobre cada um dos comentários.

Anônimo 3 - de 4 de novembro disse... A minha maior maldade é a tortura emocional que eu faço com todos a minha volta. Colegas de trabalho principalmente. Faço absoluta questão de fazer com que eles se sintam um imbecis. Depois me sinto mal, mas assim que tenho outra oportunidade repito tudo de novo.


No livro de autoajuda "Por que fazemos o mal?" falei sobre ser engolido pela sombra:
"O ditado popular diz que cuspiu no prato que comeu, aqui eu diria que comeu no prato que cuspiu. No momento em que são engolidas pela sombra é como se tivessem sido “possuídas” por uma personalidade paralela que é responsável por todo o trabalho sujo. "

Muitas vezes nós temos uma pequena consciência do motivo que nos leva a fazer o mal.

No caso dessa pessoa em questão o depoimento dela me parece que ela tem pouca clareza do porquê das suas atitudes.

Talvez esteja imbuida de uma justificativa de corrigir a burrice alheia.

A sombra dela é a burrice, o que quer dizer que ela teve que superar muitos obstáculos intelectuais para vencer a si mesma. E após tantos embates internos se sentiu no direito de provar quanto os outros são imbecis.

Quando aprendemos a lidar com nossa burrice interior naturalmente os erros alheios nos incomodam menos.

Olhe para seu lado intelectualmente depreparado, perceba que existem áreas de sua vida em que você seria considerado um analfabeto. Por exemplo, uma pessoa pode ser intelectualmente brilhante, mas emocionalmente ignorante. Uma analfabeta emocional que sequer consegue expressar com refinamento qual emoção predomina em certa circunstância.

Como essa pessoa tortura os outros eu deduzo que ela é maior torturada, pois não se permite falhas. Sua condenação dos outros pesa sobre si mesma.

No fim, o maior torturado de um torturador é a própria consciência.

5 comentários:

  1. Olá Frederico.
    Acho que o mais legal desse "Desafio do Mal" é que todos os comentários e todas as suas análizes sobre os comentários são válidas para qualquer pessoa. Qualquer pessoa que ler estas postagens no seu blog aprenderá muito.
    abraço

    Pablo Oyarzún

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Pablo
    Enquanto espécie humana nós nos elevamos com todos os atos de amor e caímos com os atos de terror!

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE AGREDIMOS NOS OUTROS O QUE TEMEMOS EM NÓS, E APEGAMOS NOS NAQUILO QUE QUERIAMOS SER É UMA GUERRA FRIA PSICOLOGICAMENTE FALANDO, MAS É ESPIRITUAL DA VERDADE CONTRA A MENTIRA DO BEM CONTRA O MAL VALEU CONTINUE AJUDOU ME MUITO ABRAÇOS re.amiga79@gmail.com
    só milagre da oração manda v amigos

    ResponderExcluir
  4. preciso de informaçôes clras soubre tortura emocional e o se deve fazer em um caso desse prcipalmente feito pelo um membro da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preciso de ajuda urgente, pois estou passando um coflito emocional muito grande, preciso saber o que devo fazer se a pessoa lhe tortura emocionamente estar cometendo crime eo que devo fazer em um caso desses?

      Excluir