sábado, 16 de maio de 2009

Um homem prevenido vale por dois?

Há um ditado comum que diz “um homem prevenido vale por dois”. Honestamente não sei quem falou isso pela primeira vez. Com certeza era uma pessoa atormentada por ansiedade.
Um homem que vale por dois pode parecer um nom negócio para quem tem medo de tudo. No meu entender se eu valho por dois é que um só não basta.
Um homem que vale por dois é alguém que carrega dois “eus”, um eu que está aqui-e-agora e outro que está no futuro. Peso duplo, estresse duplo.
Sofro o que o presente me trás e aquilo que acho que vai acontecer no futuro. E por isso sofro triplamente, por agora, por depois e por agora pensando no depois.
Um homem prevenido sofre três vezes, portanto, não tem lucro nisso, só desgaste.
Esse outro Eu que fica instalado no futuro suga a sua energia e consome o melhor do seu desempenho. Viver na defensiva não é um bom negócio, cria sombra! Preciso ficar me antecipando a cada acontecimento como se fosse ser atacado. Na verdade estou lutando virtualmente com um inimigo que nem se anunciou.
Estar aberto aos acontecimentos da vida cria uma sensação de confiança e alivia do peso imposto pela preocupação.
Por isso eu proponho um novo ditado “um homem presente vale por si mesmo”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário