sexta-feira, 12 de março de 2010

Vida e morte

Muitas pessoas se vêem com o medo da morte. Atendi uma pessoa que perdeu recentemente uma pessoa muito querida em sua vida, "ela era tudo para mim!". Agora, após um tempo ela própria se via com medo de morrer subitamente como aquela pessoa.
Disse a ela: "você parou para pensar que ela morreu da melhor maneira que poderia morrer?". "Subitamente? Foi terrível!", ela me respondeu. "Sim, subitamente e fazendo coisas muito normais como escovar o dente, pentear o cabelo e prepara-se para dormir, por que não dizer num dia feliz".
Eu e a paciente fomos tomados de espanto com essa visão das coisas (as vezes eu me espanto com as coisas que eu falo). E enquanto eu a atendia e outras idéias surgiam eu próprio me alimentava desse raciocínio.
Como queremos morrer?
Winnicott, famoso psicanalista britânico de atendimento à crianças diz num texto conhecido "Deus, me permita estar vivo quando eu morrer!".
Essa idéia me tocou profundamente quando eu li. Estar vivo e pleno no momento da morte, não é o máximo?
De acordo com sua reação você pode conhecer um pouco a seu respeito e da maneira como vive!
Se você pensou "eu não, ter que deixar tudo que estou fazendo, ainda não realizei nada que queria!". Isso talvez denuncie que você está vivendo excessivamente preocupado com o futuro e pouco atento em como está levando sua vida hoje. Mas seu futuro é resultado de hoje! Contraditório! A pessoa leva uma vida miserável e triste hoje para no futuro colher bons frutos. Lá na frente ela estará tão amarga e desacostumada com o bem-estar que não nem saber e poder usufruir o que conquistou.
Outros pensam "eu queria morrer dormindo". Isso revela que ela quer morrer sem estar presente e evitando todo tipo de desconforto. É provável que viva dormindo agora, evitando qualquer tipo de emoção ou experiência mais forte e significativa.
Notem qual pobre é esse tipo de raciocínio! Como estamos evitando momentos especiais na nossa vida. Como somos previsíveis, conservadores e preconceituosos. Mortos-vivos...
Disse para ela, quando você tiver medo de morrer e seu coração acelerar pelo menos levante da cama e sambe, morra alegre! O riso foi inevitável de nós dois.
Você tem medo de sentir saudade das pessoas caso descubra que existe uma vida do lado de lá?Melhor ter saudade do que rancor. Melhor uma vida que valha a pena do que uma vida arrastada onde você não se sofreu, mas também não gozou nada.
Viver com planos é ótimo, desde que você saiba que uma há cláusula desse plano que diz: "é possível que precise abandonar esse plano a qualquer momento!". Casa, carro, roupa, dinheiro são muito importantes, mas se você não estiver usufruindo a vida enquanto conquista tudo isso eu diria que são apenas distrações inúteis. Distrações que você criou para fugir de si mesmo!
Se você tem algo a dizer diga, se quiser abraçar abrace, se quiser casar case, se quiser ter filhos tenha, se quiser abrir mão disso tudo abra. Coloque a vida em movimento, pois o enigma da morte é revelar de que modo viver até lá. E esse lá pode ser daqui 50 anos ou daqui 5 segundos.
Portanto, saia da frente desse computador agora e vá fazer algo que tenha significado pessoal à você! Se tiver vontade, é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário